Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o REAA, – “Mãe dos Graus Filosóficos Escoceses no Brasil”.
DELEGACIA LITÚRGICA DE CURITIBA 20.1
REF.: – SESSÃO DE INSTRUÇÃO AO GRAU 31 – PARANAGUÁ/PR
Na sesta feira, 28 dias do mês de março de 2025, foi realizado no Templo da centenária A∴R∴L∴S∴ Perseverança nº 0.159, Sessão pelo Mui Poderoso Consistório de Príncipes do Real Segredo nº 50.133 estabelecido no Acampamento de Paranaguá-PR, jurisdicionado a Delegacia Litúrgica de Curitiba‐PR, federada ao Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o R∴E∴A∴A∴, Mãe dos Graus Filosóficos Escoceses do Brasil, Sessão de Instrução ao Grau 31, com apresentação de Peças de Arquitetura pelos candidatos a colarem o grau 32 em 22/04/2025.
O primeiro Grau do Consistório dos Príncipes do Real Segredo que recebe a titularidade de “GRANDE INSPETOR INQUISIDOR COMENDADOR”.
A importante Sessão de Elevação que transcorreu de acordo com o Ritual foi Presidida pelo Franco Conde Ir∴ Francisco José da Silva Pinto. Estando a Câmara constituída pelos seguintes oficiais: 1º Franco Juiz Ir∴ Adriano Cesar Vasconcelos, 2º Franco Juiz Ir∴ Luís Sérgio Alves Batista, Grande Procurador Ir∴ Roldão Lima Souza, Grande Escrivão Ir∴ Emir Azis Mansur, Grande Tesoureiro Ir∴ Cássio Pissetti, Grande Chanceler Ir∴ Carlos Alberto de Azevedo, Preboste Ir∴ Carlos Alberto Marafon, Grande Hospitaleiro Ir∴ Marco Aurélio Burkner, Guardião Ir∴ Paulo Luiz Zatoni e Grande Mestre de Harmonia Ir∴ Ives José Pizzolatti.
O Grau do Grande Inspetor Inquisidor Comendador simboliza a busca pela sabedoria e a aplicação rigorosa da justiça. Este Grau destaca a importância de respeitar aqueles que defendem as liberdades políticas e religiosas. O Grande Inspetor Inquisidor é o guardião das doutrinas maçônicas, assegurando sua transmissão correta e consistente, com foco na preservação da doutrina gnóstica pura.
Ligado à lenda do Templo e sua conclusão, este Grau visa que o maçom complete a construção de seu templo interior, buscando Justiça e Equidade. A essência do Grau é “manter o coração puro para o julgamento de Osíris”, deixando como legado “uma consciência livre e limpa”.
Estiveram presentes 12 (doze) Irmãos, estudiosos dos altos Graus Superiores do R∴E∴E∴A∴, que prestigiaram a Sessão de Instrução do Grau 31 – “GRANDE INSPETOR INQUISIDOR COMENDADOR”
A sessão foi encerrada conforme preceitua o ritual, tendo transcorrido em grande harmonia o que contribuiu para o fortalecimento do R∴E∴A∴A∴ e dos laços entre Irmãos.